domingo, 5 de maio de 2024

Celebrar a língua portuguesa nos 500 anos do nascimento de Camões

 


A língua Portuguesa é a primeira língua no mundo a ter uma data oficial reconhecida pela UNESCO.




Vídeo produzido pela 
Exposição Universal da Matriz Portuguesa,  Associação que possui o Estatuto de Interesse Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura.


Camões 500


Dia Mundial da Língua Portuguesa 2024 - Mensagem de António Guterres

 






A Língua Portuguesa é um tesouro inestimável que transcende fronteiras e oceanos. Falada por centenas de milhões de pessoas, é o veículo de uma riqueza cultural extraordinária, unindo comunidades e nações, em diferentes partes do mundo. 

Uma mesma língua, uma vasta pluralidade de vozes. 

E essa diversidade é tão mais rica quanto mais intensa é a colaboração entre os países de língua portuguesa, em áreas como a educação, a cultura, a ciência e a investigação. Esta língua é uma herança comum e é uma preciosa semente de futuro. E o seu futuro deve, também, afirmar-se no espaço público virtual, com a expansão dos conteúdos culturais e científicos em português – porque a sociedade do conhecimento só será verdadeiramente global, aberta e inclusiva se for uma sociedade multilíngue. 

Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, saúdo o trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na promoção desse património linguístico e cultural e no fortalecimento dos laços entre os povos que a integram. 

As Nações Unidas permanecem empenhadas na cooperação com a CPLP e acreditam firmemente que o multilinguismo e a diversidade cultural contribuem para a construção de um mundo mais pacífico, inclusivo e unido. E, neste ano em que a Cimeira do Futuro nos convidará a pensar nos passos a tomar para esse mundo mais pacífico, inclusivo e unido, urge lembrar, como escreveu Agostinho Neto, que “a esperança somos nós”. 

Muito obrigado.

sábado, 4 de maio de 2024

Semana 7 Dias com os media

 



#7diascomosmedia #7diascomosmedia2024  #gilm



Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a 12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media“, que decorre de 3 a 9 de maio de 2024. É uma oportunidade para enriquecer o debate e a compreensão em torno do papel dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam uma utilização consciente e responsável dos media.

O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da internet significa que a guerra comunicacional é agora amplificada e, em alguns casos, distorcida nos e pelos meios de comunicação social e redes sociais, influenciando fortemente a opinião pública. Este poder dos media, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão, a pretexto da liberdade de expressão.

Os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas.
















Tópicos para refletir sobre o tema de 2024

– Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
– O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
– Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media
– A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online
– Inteligência artificial e manipulação da realidade
– O radicalismo e polarização das sociedades
– Discursos de ódio nas redes sociais
-  Os limites da liberdade de expressão em democracia
– A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online



Como previsto no PAA, a equipa da Biblioteca irá promover a participação da escola nesta iniciativa.


Encontro do escritor Nuno Castelo com os alunos do 2º A






"Homens garrafa" é o título do romance abordado com os alunos do 2º A do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Farmácia, na Biblioteca. A professora de Inglês, Dra. Carmen Soraia, acompanhou a turma na sua deslocação à Biblioteca.

Nuno Castelo, que está representado no Plano Nacional de Leitura com o livro infantil "O homem de papelão", para além da escrita literária de poesia e ficção narrativa, é também pintor e ilustrador. 

Na pintura, é o criador da série "Homem Garrafa", iniciada em 1993. Fortemente premiado, o seu nome figura em algumas publicações nacionais e internacionais de destaque.





O motivo dos homens garrafa, caraterístico da representação do Douro Vinhateiro




quinta-feira, 2 de maio de 2024

Dia Mundial da Língua Portuguesa | Latitudes











A ES Camilo Castelo Branco aderiu novamente à proposta de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05/05) apresentada pela Rede de Bibliotecas Escolares. Trata.se do evento "Latitudes da língua portuguesa", através do qual se pretende afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/ escolas de diversas regiões e culturas. 

Neste âmbito, foram estabelecidas parcerias com a Escola Básica da Guia, do Agrupamento de Escolas de Albufeira Oriental, e com a Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, estando prevista a partilha de "Bilhetes postais", em suporte vídeo, e a realização de uma videoconferência.


Encontro com o escritor-ilustrador Nuno Castelo

 







Amanhã, às 9:15, na Biblioteca.
A iniciativa é promovida pela Rede de Bibliotecas de Vila Real, com o apoio do Pelouro da Educação do Município de Vila Real.



«... Em fila, cinco vultos caminham junto ao rio Douro, descalços. Carregam enormes cestos que são, em simultâneo, gigantescas garrafas de pescoços longitudinais, agirafados. São carregadores do Douro que querem despejar as uvas - o fruto da vindima - numa dorna que se encontra em cima de um carro de bois guiado por dois companheiros seus, António e Mariana. Estes, porém, encontram-se desaparecidos, obrigando os cinco companheiros a procurá-los dia e noite - com os cestos / garrafas às costas - numa odisseia repleta de surpresas, perigos e Portas de acesso a outras dimensões... Nunca se sabe o que pode surgir por detrás de cada Porta, de cada pedra, de cada olhar mas, por detrás de tudo, está o Sonho de alguém, um Sonho Infinito de... Heróis... Descalços... Homens Garrafa...»

Homens Garrafa, de Nuno Castelo. Editora Booksfactory, agosto de 2022


quarta-feira, 1 de maio de 2024

IN MEMORIAM

 




Paul Auster - 3 de fev. de 1947 - 30 de abril de 2024, EUA


Nos seus livros é evidente a influência cinematográfica norte-americana. As suas histórias desenrolam-se numa sucessão que faz lembrar um thriller, usando igualmente o método da "caixa chinesa" (sucessão de histórias no interior de outras histórias).


Obras do autor disponíveis na Biblioteca: