Imprimir
divulgação
Visualizações: 1500

 

 

 

 

Semanas de Leitura, que decorre ao longo do mês de março, surge como uma distensão temporal da Semana da Leitura, marcada pelo Plano Nacional de Leitura / PNL, preferencialmente, para a última semana de aulas do 2º período (27 a 31 de março). O tema proposto pelo PNL para 2017 é “O Prazer de Ler”.

Dado que a dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos constitui uma das linhas exploratórias do referido tema, a RBVR optou pelo teatro como eixo estruturante do Semanas de Leitura 2017. 

Múltiplas são as razões desta escolha, todas elas associadas com o desenvolvimento emocional, afetivo, intelectual e cultural das crianças e dos jovens. Espetáculo que dá voz às palavras, criador de simulacros de/da vida, marcado por uma intrínseca multidisciplinaridade, tecido por um inexorável diálogo interartístico e pelas múltiplas literacias que convoca, o teatro apresenta-se como recurso didático-pedagógico, como instrumento da formação cultural, como veículo de construção e transmissão de valores e, naturalmente, como forma de entretenimento.

Assim, a par da preparação/realização de exibições declamatórias e/ou cénicas e de outras atividades que cada escola/agrupamento de escolas opte por inserir no seu plano de atividades no âmbito do Semanas de Leitura, a RBVR, em colaboração com o Município de Vila Real, irá dinamizar / partilhar um conjunto de atividades centradas no teatro (nos textos e na palavra encenada e musicada). 

Adelaide Jordão (PB da ES Camilo Castelo Branco | Vila Real)