Semanas de Leitura, que decorre ao longo do mês de março, surge como uma distensão temporal da Semana da Leitura, marcada pelo Plano Nacional de Leitura / PNL, preferencialmente, para a última semana de aulas do 2º período (27 a 31 de março). O tema proposto pelo PNL para 2017 é “O Prazer de Ler”.

Dado que a dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos constitui uma das linhas exploratórias do referido tema, a RBVR optou pelo teatro como eixo estruturante do Semanas de Leitura 2017. 

Múltiplas são as razões desta escolha, todas elas associadas com o desenvolvimento emocional, afetivo, intelectual e cultural das crianças e dos jovens. Espetáculo que dá voz às palavras, criador de simulacros de/da vida, marcado por uma intrínseca multidisciplinaridade, tecido por um inexorável diálogo interartístico e pelas múltiplas literacias que convoca, o teatro apresenta-se como recurso didático-pedagógico, como instrumento da formação cultural, como veículo de construção e transmissão de valores e, naturalmente, como forma de entretenimento.

Assim, a par da preparação/realização de exibições declamatórias e/ou cénicas e de outras atividades que cada escola/agrupamento de escolas opte por inserir no seu plano de atividades no âmbito do Semanas de Leitura, a RBVR, em colaboração com o Município de Vila Real, irá dinamizar / partilhar um conjunto de atividades centradas no teatro (nos textos e na palavra encenada e musicada). 

Adelaide Jordão (PB da ES Camilo Castelo Branco | Vila Real)

 

 

  

 

 

 

 

Para celebrar o Dia dos Namorados, a Biblioteca CCB, com a colaboração dos alunos do 10º I e do 11º H e da Profª Paula Seixas, organizou um Blind Date… com livros.

Numa primeira etapa, foram selecionados três conjuntos de livros a partir do fundo documental da BE (para Básico, Secundário e Professores/Funcionários). Depois foram escolhidas palavras-chave sobre os conteúdos dos mesmos. Estas tarefas estiveram essencialmente a cargo da prof. Bernardete Teixeira.

De seguida, os livros foram preparados para o Blind Date com os leitores (embrulhados, decorados com as palavras-chave, fitinhas e corações, …).

No Dia dos Namorados, chegou, finalmente, o momento do encontro: a sedução do leitor para um encontro às cegas e, quem sabe, um amor para toda a vida!

Afinal, também os livros não devem ser escolhidos apenas pela capa!