Na passada terça-feira, a partir das 21 horas, decorreu na biblioteca da Camilo, uma tertúlia literária com a presença de Domingos Amaral. 

Adotando um tom informal e bem humorado, o escritor prendeu, desde o início da sua intervenção, a atenção do auditório (composto maioritariamente por docentes, incluindo a Direção da Escola, e que contou também com a presença do Senhor Vereador da Educação, Dr. José Maria Magalhães). 

 

Mostra de livros de Domingos Amaral

 

Num primeiro momento, Domingos Amaral começou por abordar temas de interesse para todos os (seus) leitores. Questões relacionadas com o processo de escrita (as primeiras experiências de escrita-leitura, a passagem pela escrita jornalística, nomeadamente no Independente, a metodologia de escrita - como e onde escreve, com inspiração e / ou trabalho continuado e auto-vigiado); a construção das personagens (a relação que estas mantêm com autor, a inevitabilidade da presença de personagens "más" numa narrativa, a personagem que lhe deu mais prazer construir e a que lhe doeu mais "matar"); a escolha dos temas e dos contextos históricos abordados nos romances; a importância da família na sua carreira de escritor (o pai, Diogo Freitas do Amaral, um conhecido político, tem obra publicada; a mãe, Maria José Freitas do Amaral, também ela é escritora, sob o pseudónimo de Maria Roma); a carreira universitária (é professor de Economia do Desporto na Universidade Católica de Lisboa) e o gosto pelo futebol. 

 

 

Num segundo momento, o escritor respondeu a questões que lhe foram colocadas pelos presentes.

 

 

No final, houve sessão de autógrafos.