João Pinto Vieira da Costa

PreséPios

De 20 de novembro a 17 de dezembro

A exposição é um conjunto de peças construídas em diversos materiais vegetais. As três figuras - pássaros representam uma dimensão natural de liberdade numa ponte entre o humano e divino, entre a terra e o céu.

Este trabalho foi inicialmente apresentado no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e posteriormente no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa e na Livraria Traga-Mundos, em Vila Real. 

João Pinto Vieira da Costa nasceu em Alpendorada, Marco de Canaveses, em 1960. Licenciado em Estudos Portugueses, é professor na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real.

“Flora de Brincadeiras” é o título de uma recolha e construção de brinquedos populares, oriundos do mundo vegetal. Consequentemente o autor tem realizado inúmeras exposições individuais sobre esta temática, com destaque para o Museu do Brinquedo de Seia, Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, Centro de Memória de Torre de Moncorvo, Museu Cármen Miranda – Marco de Canaveses, Biblioteca Municipal de Penafiel, Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Casa da Cultura de Vimioso, Ronda das Adegas-Atenor, Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão ( Vila Real e Mondim de Basto), Quercus - Maia, Ciclo Cultural da UTAD, Instituto Politécnico de Bragança (ESE) e várias escolas do norte do país.