1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votes)

Teolinda Gersão
2ª Edição: julho 2011
Sextante Editora
ISBN: 978-972-0-07137-8
206 páginas

 

 

1.

Em Volta de um Convite

 

Foi apenas uma conversa prévia, sobre as linhas gerais, com a pergunta final se eu aceitaria. O convite formal virá depois, no caso de eu aceitar. Mas não assumi nenhum com- promisso, fiquei de ponderar o assunto e responder dentro de alguns dias.

Estávamos no gabinete do director do Centro de Arte Moderna. A secretária, que há uma semana me telefonara a marcar data e hora, tinha -nos trazido dois cafés numa ban- deja, e eu podia ver através da janela os jardins da Gulbenkian.

Conheço o meu interlocutor, porque já há alguns anos expus no CAM. Diz -me, mas é uma frase de circunstância, que há duas décadas vem seguindo a minha obra, que muito admira. E depois de mais algumas frases, igualmente de cir- cunstância, vai direito ao assunto:

Pretende dirigir convites a um número considerável de artistas plásticos, para proporem, em exposições diversas, o seu olhar sobre o país. Atendendo ao meu currículo tinham pensado, em reunião recente, que a primeira exposição pode- ria ser a minha.

E, se eu estiver de acordo, sugeria -me que o tema fosse Lisboa. Ou seja, o meu olhar sobre um ou alguns aspectos de Lisboa, especificou pousando no tabuleiro a chávena de café.

Senti -me surpreendido mas não quis interrompê -lo e deixei -o falar até ao fim.[...]