1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votes)

Título original: The Pianist
Realizador: Roman Polanski
Formato: Widescreen 1.85:1
Ano: 2002
Tempo: 142 min

 

 

Sinopse

 

Este belo e comovente filme premiado em 2002 com a Palma de Ouro em Cannes e com três Oscares® da Academia de Hollywood para Melhor Realizador; Melhor Actor e Melhor Argumento Adaptado, é retirado da autobiografia do pianista polaco Wladyslaw Szpilman, que por ser judeu sofreu na pele os horrores do Holocausto nazi.

Esta aclamada adaptação é a dramática história da luta pela sobrevivência de um homem que, conseguindo fugir do gueto de Varsóvia e após a deportação de toda a sua família para os campos de concentração alemães, aprende a sobreviver em permanente fuga. Sofrendo doenças, passado frio, fome e humilhações torna-se um espectador anónimo das atrocidades cometidas pelas forças invasoras contra os civis. Nesta constante luta pela vida, Szpilman conta com a ajuda de vários amigos polacos e até com a inesperada ajuda de um oficial alemão, fascinado pela sua tenacidade e capacidade de sobrevivência.

Sobrevivendo à guerra numa Varsóvia em escombros, Szpilman voltou por fim a tocar o seu amado piano, que lhe garantiu a sanidade mental e a força necessária para que permanecesse vivo depois de tanto sofrimento.

A realização ímpar e brilhante de Roman Polansky, e uma banda sonora onde predomina o compositor polaco Chopin, tornam este filme num monumento único à capacidade do ser humano de lutar contra qualquer adversidade.