"As bibliotecas escolares promovem o trabalho colaborativo com os docentes e participam em projetos e em atividades pedagógicas, contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos e para a resolução de problemas de aprendizagem.

São ambientes de convívio e de trabalho onde se realizam percursos formativos e de aprendizagem que estimulam a interação dos alunos com tecnologias e fontes de informação diversificadas. Ocupam um lugar imprescindível na escola, na medida em que fomentam o treino e a formação para as literacias digitais, dos média e da informação, preparando os alunos para a pesquisa, uso, produção e comunicação da informação e para a participação segura e informada nas redes sociais."

 Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020. Lisboa: RBE, p. 15. Atual. 06-11-2013. Ler mais...


As bibliotecas escolares fazem a diferença no desempenho e no sucesso educativo dos alunos
"Devemos compreender as contribuições fundamentais das bibliotecas escolares nos resultados de aprendizagem. Em primeiro lugar, quando os professores bibliotecários colaboram com os professores de disciplina para enriquecer os conteúdos curriculares, ajudam a criar experiências de aprendizagem mais autênticas. Em segundo lugar, as coleções das bibliotecas escolares ajudam a educar, informar, entreter e a enriquecer os alunos a todos os níveis. Quando os alunos são capazes de explorar a informação que é mais significativa para eles, não só aprendem mais depressa como também as suas competências literácicas desenvolvem-se rapidamente. Eles aprendem como aprender. “
C. Beth Fitzsimmons, Introdução a  School Libraries Work!. Extraído de uma carta ao presidente George W. Bush, 13 fevereiro de 2006. Ler mais...

Vários são os estudos que mostram o impacto positivo que as bibliotecas escolares podem ter no desempenho e no sucesso escolar dos alunos.   Na sua página Web (http://www.iasl-online.org/advocacy/make-a-difference.html), a International Association of School Librarianship (IASL) apresenta links para relatórios e outros documentos, produzidos em diversos países, que mostram que as bibliotecas escolares podem efetivamente fazer toda a diferença (pelo impacto positivo nos alunos e na aprendizagem) e links para artigos de revistas e jornais profissionais que baseados nesses documentos.