A Secundária Camilo Castelo Branco vai ser apoiada pelo Ministério da Educação e Ciência/Rede de Bibliotecas Escolares, ao fazer parte das escolas integradas no projeto aLeR+. A candidatura foi apresentada com o tema "Ler+ na Camilo" e foi aprovada para o biénio 2014-2016.

O Projeto aLeR+, lançado em junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project.

 O projeto aLeR+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares que, nos últimos cinco anos, criou uma rede com cerca 100 escolas/ agrupamentos aLeR+ dispostos a desenvolverem uma cultura integral de leitura. Os resultados positivos evidenciados no balanço do trabalho realizado pelas escolas durante este período e a forma decisiva como a leitura está associada à melhoria do sucesso escolar, contribuiu para o relançamento de uma 2.ª fase que terá o seu início em 2014-2015.

O objetivo central é colocar a leitura e o prazer de ler, no centro do Projeto Educativo de Escola.

O projeto foi lançado, na fase inicial, em 33 escolas/agrupamentos com práticas já reconhecidas de promoção da leitura e tem uma abrangência nacional.

O alargamento do projeto tem sido gradual, de forma a garantir um crescimento sustentado da rede aLeR+, que já conta com 78 escolas sede de agrupamento.

A sustentabilidade deste projeto assenta também na responsabilidade e participação das direções das escolas, das equipas da Rede de Bibliotecas Escolares, dos docentes e não docentes, dos alunos, das famílias e das bibliotecas públicas.

Linhas orientadoras do projeto:

  • Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos;
  • Envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar: professores, funcionários e também pais, bibliotecários, animadores, autarcas, ...;
  • Trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa;
  • Estabelecer relações com a comunidade local e com outras escolas, articulando esforços na promoção do prazer de ler;
  • Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar;
  • Partilhar boas práticas com as escolas e bibliotecas do projeto aLeR+.